quarta-feira, 1 de março de 2017

Materiais 3o Ano Técnico em Química - Biologia.





Aparelho Digestório: 
*Importância:  É o local onde ocorre a redução dos alimentos através da mastigação na boca, pela ação dos dentes. Após a mastigação os carboidratos presentes nos alimentos sofrerão à ação da saliva vinda das glândulas salivares, sendo reduzidos(digestão) à maltose(carboidrato constituído por 2 glicoses). Da boca os alimentos seguem para a faringe e depois para o esôfago de onde serão conduzidos até o estômago.
No estômago as proteínas do alimento sofrerão a ação do suco gástrico sendo reduzidas(digestão) a peptídeos(proteínas menores) em ph(nível de acidez) ácido mantido pelo ácido clorídrico presente no suco gástrico.
Do estômago os alimentos seguem para o intestino delgado, no duodeno(1ª porção do intestino) desemboca um canal vindo do pâncreas que traz o suco pancreático que será lançado sobre os alimentos no intestino atuando na redução(digestão) dos carboidratos à glicose, proteínas e peptídeos à aminoácidos, lipídios à ácidos graxos, DNA e RNA à nucleotídeos. O suco pancreático contém também bicarbonato que reduz a acidez do intestino, necessária para a digestão nesse órgão.
No duodeno do intestino delgado também desemboca um canal vindo da vesícula biliar(fígado) que traz a bile, que será lançada no intestino delgado reduzindo a gordura dos alimentos a gotas menores facilitando a sua digestão.
O intestino delgado libera o seu interior também o suco entérico para a digestão dos carboidratos à glicose, proteínas e peptídeos à aminoácidos, lipídios à ácidos No intestino delgado a água, glicose, aminoácidos, sais, vitaminas e gorduras obtidos à partir da digestão dos alimentos serão absorvidos pelas dobras, vilosidades e microvilosidades  existentes na mucosa da parede interna do intestino delgado, passando para o sangue.
No intestino grosso ocorrerá a absorção de água dos alimentos a qual passará para o sangue. Todas as substâncias absorvidas nos intestinos vão para o sangue(exceto a gordura que vai para a linfa), o qual circulará através dos vasos sanguíneos distribuindo a glicose, aminoácidos,vitaminas, sais, e outros pelo corpo todo, a fim de serem utilizados em sua estrutura e atividades vitais.
Na entrada e na saída do estômago e intestinos existem válvulas que se abrem e se fecham para a passagem e retenção do alimento e resíduos.
-Intestino Grosso: local onde ocorre a formação das fezes devido a absorção de água e a decomposição dos restos dos alimentos pela ação de bactérias, bem como a condução e eliminação das fezes para fora do corpo.
-Fígado:
 *Importância: produz aminoácidos para a produção de proteínas, produção de vitaminas, eliminação de substâncias estranhas do organismo(desintoxicação);



Aparelho Respiratório:
*Importância: Atua na condução do ar rico em oxigênio(Respiração)passando das Fossas Nasais, Faringe, Laringe, Traquéia, Brônquios, Bronquíolos, Pulmões até os seus Alvéolos onde o oxigênio passa para o sangue, o qual circulará através dos vasos sanguíneos, distribuindo o oxigênio pelo corpo todo onde será utilizado na liberação de energia que se manifestará em suas atividades vitais. Ao liberar energia ocorre também a produção de gás carbônico o qual será eliminado para o sangue que será conduzido pelos vasos sanguíneos até os pulmões e deste para as vias respiratórias que o conduzem através da respiração para fora do corpo.
A entrada de oxigênio e a saída de gás carbônico(resíduo), bem como a condução destes gases pelas vias respiratórias, depende das variações da pressão dentro do tórax provocadas pelas variações no volume dos pulmões causadas pelos movimentos do diafragma e das costela. Para a entrada de ar nos pulmões(inspiração), o diafragma abaixa, as costelas se expandem, com isso aumenta o volume do tórax e dos pulmões, com isso a pressão nos pulmões se torna menor que a do ar e o ar entra.
Para a saída do ar dos pulmões(expiração) o diafragma sobe, as costelas se contraem, com isso diminui o volume do tórax e dos pulmões, com isso a pressão nos pulmões se torna maior que a do ar e o ar sai.
-Cílios e Muco das Vias respiratórias: as vias respiratórias(traquéia, brônquios e bronquíolos) são revestidas de células que possuem cílios e liberam muco, os quais atuam capturando(muco) e removendo(cílios) impurezas do ar para fora do corpo.



Aparelho Circulatório:
*Importância: Atua impulsionando o sangue(circulação sanguínea) pelos batimentos do coração. Pela circulação do sangue ocorre a distribuição e condução através dos vasos sanguíneos(artérias, veias e capilares) de nutrientes(glicose, vitaminas, aminoácidos, outros), gases(oxigênio, gás carbônico), também células, calor, a fim de serem utilizados na estrutura e atividades  impurezas ou então removidas do organismo.
As glândulas do sistema hormonal liberam seus hormônios no sangue, a fim de serem conduzidos através dos vasos sanguíneos até ao órgãos e estruturas do organismo para o controle de seu funcionamento.
-Artérias, Veias, Coração, Sangue Arterial e Sangue Venoso: O sangue rico em oxigênio(Arterial), vindo dos pulmões, entra no átrio esquerdo do coração, através das veias pulmonares, e passa para o ventrículo esquerdo, por meio da abertura de sua válvula e contração dos átrios. O sangue no ventrículo esquerdo é bombeado por meio de sua contração e sai do coração pela artéria aorta a qual também possui uma válvula que se abre para a passagem do sangue.
A artéria aorta se ramifica inúmeras vezes e conduz o sangue rico em oxigênio e glicose, por todo o corpo, onde o oxigênio e a glicose serão utilizados na liberação de energia para as suas atividades.
Ao liberar energia, ocorre a produção de gás carbônico, o qual é eliminado e volta ao sangue, sendo conduzido através das veias cavas até o átrio direito do coração, atravessando daí para o ventrículo direito, devido a abertura da válvula bicúspide e contração dos átrios. O sangue no ventrículo direito é bombeado por meio de sua contração e sai do coração pela artéria pulmonar, que conduz o sangue rico em gás carbônico(Venoso) até os pulmões a fim de ser eliminado pela respiração(vias respiratórias).
As válvulas existentes no coração e vasos sanguíneos evitam o refluxo(retorno) do sangue.



*ATIVIDADES:
Sistema Digestório.
*Com base nos conhecimentos sobre o Aparelho Digestório, vamos responder as questões à seguir:
1)-Um ciclista antes da prova consumiu em sua dieta arroz, peixe e suco de fruta. Através dos órgãos do aparelho digestório, estes alimentos serão conduzidos  e armazenados, a fim de serem transformados em substâncias mais simples(digestão) que serão absorvidas no intestino onde passam para o sangue, o qual circula pelo corpo todo através dos vasos sanguíneos, distribuindo as substâncias que chegam a todas as suas partes, onde serão utilizadas para sua estrutura e funcionamento. Com base nessas informações, como se divide e quais os órgãos que compõem o aparelho digestório?
2)- Quais os órgãos  presentes na boca e que cortam, trituram e moem os alimentos a fim de facilitar a sua digestão?
3)- Qual o nome das glândulas e do suco digestivo liberado por elas na boca para a digestão dos carboidratos do arroz em maltose? 
4)- Qual o nome dos órgãos que conduzem e impulsionam o alimento da boca até o estômago? 
5)- Qual o nome do tecido presente nos órgãos do tubo digestório que é responsável pelos movimentos que impulsionam os alimentos ao longo do tubo digestório?  
6)- Qual o nome da válvula existente na faringe que bloqueia a passagem do alimento para a laringe(aparelho respiratório) direcionando-o para o esôfago?
7)- Responda:
a)- Qual o nome do órgão que conduz os alimentos do esôfago até o intestino delgado e atua na digestão das proteínas do peixe em peptídeos? 
b)- Qual o nome do suco digestivo liberado pelo estômago e que atua  na digestão das proteínas do peixe em peptídeos e atua na manutenção da acidez necessária para que ocorra esse processo?
8)- Responda:
a)-Qual o órgão do tubo digestório que conduz os alimentos do estômago até o intestino grosso  e atua na digestão dos lipídios dos alimentos(peixe, arroz) em ácidos graxos, do DNA em nucleotídeos, dos carboidratos em glicose, das proteínas e peptídeos em aminoácidos?
b)- Qual o nome do suco digestivo liberado pelo intestino delgado e que atua  na digestão dos lipídios dos alimentos(peixe, arroz) em ácidos graxos, do DNA em nucleotídeos, dos carboidratos em glicose, das proteínas e peptídeos em aminoácidos?
9)- Qual a importância do pâncreas e da vesícula biliar do fígado?
10)- Qual o nome do Tecido presente no revestimento da mucosa do estômago e do intestino e que atua na liberação de seus sucos digestivos? 
11)- Partindo das questões 3, 7, 8 e 9, a glicose, os aminoácidos, as vitaminas, os sais e a água, obtidos na digestão dos alimentos serão agora  absorvidos indo para o sangue, o qual circulará pelo corpo todo através dos vasos sanguíneos, distribuindo a a glicose, os aminoácidos, as vitaminas, os sais e a água  para que chegam aos músculos do ciclista, onde a glicose será fonte de energia que será utilizada juntamente com os aminoácidos na produção de proteínas importantes para os movimentos do ciclista ao pedalar sua bicicleta durante uma corrida.Qual o órgão que conduz os alimentos do estômago até o intestino grosso, e que é rico em vilosidades, onde ocorre a passagem da glicose, dos aminoácidos, vitaminas, sais, água e outros nutrientes para o sangue?  
12)- Quais os tecidos presentes nas vilosidades da mucosa do intestino delgado e que atuam na absorção da glicose, dos aminoácidos, vitaminas, água e outros nutrientes para o sangue? 
13)- Qual o órgão que atua na absorção de água e na formação das fezes, bem como a sua condução e eliminação para fora do corpo? 
14)- Qual a importância do fígado?



Sistema Respiratório. 

*Com base nos conhecimentos sobre o Aparelho Respiratório, vamos responder as questões à seguir:
1)- Ao iniciar uma competição o ciclista necessita de muito ar. O oxigênio do ar será conduzido pelas vias respiratórias do aparelho respiratório até os pulmões de onde passará para o sangue a fim de ser conduzido através dos vasos sanguíneos sendo distribuído pelo corpo para ser utilizado na liberação de energia para suas atividades(ex: pedalar a bicicleta). Com base nessas informações, quais os órgãos que compõem o aparelho respiratório?
2)- Ao entrar no corpo, qual o caminho seguido pelo ar rico em oxigênio até chegar aos pulmões?
3)- Qual o nome do tecido presente na traquéia, brônquios e bronquíolos das vias respiratórias que:
a)- conferem flexibilidade a esses órgãos na condução do ar?
b)- revestem e protegem esses órgãos?
4)- Ao atingir os bronquíolos o oxigênio do ar passará para o sangue, a  qual será conduzido através dos vasos sanguíneos sendo distribuído pelo corpo chegando aos músculos onde será utilizado na liberação de energia que se manifestará nos seus movimentos para pedalar a bicicleta. Qual o nome do órgão e de suas estruturas onde ocorre a passagem do oxigênio para o sangue? 
5)- Ao liberar energia para seus movimentos, os músculos produzem também gás carbônico, o qual será liberado para fora dos músculos indo para o sangue.  Qual o nome do órgão e de suas estruturas por onde o gás carbônico do sangue será eliminado, a fim de seguir para as vias respiratórias?
6)- Ao chegar nas vias respiratórias, qual o caminho seguido pelo ar rico em gás carbônico até ser eliminado para fora do corpo?
7)- A saída de ar rico em oxigênio e a saída de ar rico em gás carbônico dos pulmões se dá devido à variações de volume e pressão nos pulmões devido à ação do diafragma e dos músculos das costelas. Explique esse processo.

Sistema Circulatório. 
1)- O aparelho circulatório, promove a circulação do sangue a qual promove a distribuição de várias substâncias (ex: oxigênio, nutrientes) necessárias para a estrutura e funcionamento do organismo. Com base nessas informações, quais os órgãos que compõem o aparelho circulatório?
2)- Um ciclista antes da prova consumiu em sua dieta arroz, peixe e suco de fruta. Através dos órgãos do aparelho digestório, estes alimentos foram transformados em substâncias mais simples(digestão) como a glicose e os aminoácidos e também água, sais e vitaminas as quais foram absorvidas no intestino passando para o sangue. Com base nessas informações responda:
a)- Qual o nome dos principais tipos de vasos sanguíneos existentes no Sistema Circulatório , e que atuam na condução da glicose, dos aminoácidos, da água e vitaminas até os músculos do ciclista?
b)- O que é a pressão arterial, qual sua importância, qual seu valor normal?
3)- Qual o Tecido relacionado à formação do sangue?
4)-Responda:
a)-Qual a importância do coração?
b)- Explique os dois movimentos básicos do coração.
c)-Qual o nome das estruturas que geram comandos que controlam e estimulam os seus batimentos. 
d)- Qual o nome do tecido responsável pelos batimentos do coração?
5)- Ao iniciar a prova o ciclista necessita de muito ar. No aparelho respiratório, o oxigênio do ar será conduzido pelas vias respiratórias até os pulmões de onde passará para o sangue. Qual o nome das veias que conduzem o sangue rico em oxigênio dos pulmões  até o coração?
6)- Quais os componentes do tecido sanguíneo que atuam na condução da glicose, aminoácidos, vitaminas, sais, água e do oxigênio até os músculos do ciclista?   
7)- Partindo da questão 5, qual a importância do átrio e do ventrículo esquerdo do coração?
8)-O sangue rico em oxigênio que parte do ventrículo esquerdo do coração será conduzido por todo o corpo, chegando aos músculos do ciclista. Nos músculos a glicose na presença de oxigênio será fonte de energia que será utilizada juntamente com os aminoácidos, sais, na produção de proteínas importantes para os movimentos do ciclista ao pedalar sua bicicleta durante uma corrida. Com base nessas informações, qual o nome da artéria que conduz sangue do coração para todo o corpo?
9)- Quais os Tecidos que participam nos movimentos dos músculos do ciclista para pedalar a bicicleta durante a corrida?
10)- Ao liberar energia os músculos geram gás carbônico, o qual será eliminado indo para o sangue, o qual passa a se chamar sangue venoso. Qual o nome das veias  que recolhem e conduzem o sangue venoso até o coração?
11)- Partindo da questão 10, qual a importância do átrio e do ventrículo direito do coração?
12)- O sangue rico em gás carbônico sai do ventrículo direito e será conduzido até os pulmões, onde o gás carbônico será eliminado e depois conduzido pelas vias respiratórias para fora do corpo. Qual o nome da artéria que conduz o sangue venoso até os pulmões?
13)-Qual o nome das estruturas que se abrem para a passagem do sangue dos átrios na direção dos ventrículos do coração, e que também existem nas veias pelo corpo, evitando refluxo de sangue? 
 

 

Referências:
Amabis, José Mariano.Biologia.volume I,II,III. São Paulo. Moderna, 2010
Linhares, Sérgio. Gewandsznajder, Fernando. Biologia hoje. Volume I,II,III. São Paulo. Ática, 2012.

Nenhum comentário: