quarta-feira, 1 de março de 2017

Materiais 1o Ano Técnico em Alimentos - Biologia.



Material de Apoio: SUBSTÂNCIAS DOS SERES VIVOS.
ALIMENTOS: os alimentos são fontes das substancias que a maioria dos seres vivos necessitam para sua estrutura e atividades.
As principais substâncias que compõem o organismo dos seres vivos são:
Água: Nos seres vivos ela: dissolve e  transporta(distribui) diversas substancias, funciona como local para as transformações(reações) que envolvem as substâncias, absorve, armazena e libera bem o calor, umidece os órgãos.

Sais Minerais: Os principais tipos de sais minerais encontrados nos seres vivos são:
a)- Cálcio: encontrado nos ossos e músculos para os movimentos dos seres vivos. O cálcio atua também na coagulação do sangue, importante barreira(casquinha dos ferimentos) protegendo contra a ação de micróbios como as bactérias.
b)- Fósforo: encontrado no DNA e no RNA(material genético) , que atuam na transmissão de seu código genético para o controle da produção de proteínas nos seres vivos. O fósforo é encontrado também no ATP , molécula existente no organismo de todos os seres vivos. O ATP é fonte de energia para as atividades dos seres vivos.
c)- Sódio e Potássio: participam no processo de geração e condução de comandos nos nervos para a coordenação das atividades do organismo dos seres vivos.
d)- Magnésio:  presente na molécula de clorofila presente nas plantas e algas. A clorofila será utilizada na produção de açúcares que serão fontes de energia para as atividades de todos os seres vivos que os consumirem.
e)- Ferro: A importância do ferro pode ser entendida através do seguinte fato:  O oxigênio obtido do ar é conduzido pelas vias respiratórias até os pulmões, onde passa para o sangue, onde será transportado com auxílio do ferro. O sangue rico em oxigênio será conduzido pelos vasos sanguíneos sendo distribuído para todas as partes do organismo.
No organismo o oxigênio será utilizado na liberação de energia e gás carbônico. A energia será utilizada nas atividades do organismo.
O ferro atua também no transporte do gás carbônico pelo sangue, o qual será conduzido pelos vasos sanguíneos até os pulmões onde o gás carbônico será eliminado por meio das vias respiratórias para fora do corpo.
f)- Flúor: está presente nos ossos e dentes, para a mastigação que contribui na redução do alimento a partículas menores, a fim de serem melhor absorvidas e distribuídas pelo organismo dos seres vivos onde serão utilizadas em suas atividades.
g)- Iodo: é utilizado na fabricação de certos hormônios da tireóide(T3 e T4) que atuam no controle da utilização de energia no organismo.
h)- Zinco: participa da estrutura de inúmeras substancias que atuam na redução do alimento a substâncias mais simples, a fim de serem absorvidas e distribuídas no organismo.

LIPÍDIOS: Os principais são:
a)- Óleos e Gorduras: As gorduras formam camadas na pele evitando a perda de calor, a oleosidade(óleos) protege a pele. As gorduras podem ser fontes de energia para as atividades do organismo;
Envolvem os nervos, isolando-os, contribuindo na condução e geração de estímulos e comandos para a coordenação das atividades do organismo. Muitas gorduras fazem parte da estrutura dos seres vivos.
b)- Ceras: a cera de ouvido protege contra a ação de micróbios;
c)- Esteróides e Fosfolipídios: Certos Esteróides são hormônios e estimulam diversas atividades do organismo, como é o caso dos hormônios sexuais.   O colesterol  e os fosfolipídios atuam no controle da entrada e saída de substancias nas células.

Glicídios ou Carboidratos: Tipos de carboidratos encontrados nos seres vivos:
a)- GLICOSE: A glicose é uma das maiores fontes de onde todos os seres vivos obtém energia para suas atividades vitais(mover-se, produzir calor e outras).      
b)-FRUTOSE: a frutose ocorre nas frutas, fonte de energia para os seres vivos.      
c)- GALACTOSE: a galactose ocorre no leite, fonte de energia para os seres vivos.        
d)- SACAROSE: a sacarose contém glicose e frutose, é o açúcar comum;      
e)- MALTOSE: a maltose contém 2 glicoses, encontrada nos cereais;       
f)- LACTOSE: a lactose contém glicose e galactose, encontrada no leite;           
g)- AMIDO: o amido contém grande quantidade de glicose, é encontrado nos vegetais(especialmente nas sementes, certas raízes, caules, frutos) e alimentos como as massas(pães, bolos e outros).       
h)- GLICOGÊNIO: do glicogênio contém grande quantidade de glicose, é armazenado na musculatura, no fígado dos animais e também em certos fungos(cogumelos, bolores e outros).      
 i)- CELULOSE: presente na estrutura dos vegetais, está presente revestindo as células. A celulose(fibras) auxilia na movimentação dos alimentos e resíduos no aparelho digestório, influenciando na digestão e absorção dos carboidratos no intestino, a fim de serem distribuídos pelo sangue no organismo e também na eliminação dos resíduos(fezes).      
j)- QUITINA: ocorre no esqueleto externo dos insetos, aranhas, carangueijos e outros animais deste grupo, atuando no revestimento e proteção para estes animais. A quitina está presente na estrutura dos fungos.

Questões: Água, Sais Minerais e Carboidratos.
1)- Em uma fazenda foi plantado vários hectares de soja. A soja é uma planta e ,portanto possui em suas folhas a clorofila(pigmento verde).
Qual o nome do sal mineral presente na clorofila qual atua na transferencia da energia da luz do sol para a glicose que será produzida nas folhas da planta por meio da fotossíntese, liberando também nesse processo o oxigênio, que será eliminado das folhas para o ar? Elabore um conceito explicando a importância desse mineral.

2)- Partindo da questão 1, sabendo que o excesso de glicose das folhas é conduzido pelos vasos condutores até as sementes(grãos de soja). Com base nessas informações, qual a importância do amido?

3)- Ao serem colhidos os grãos de soja, podem ser armazenados em Silos que são grandes reservatórios que armazenam sementes nas Indústrias. Os Silos costumam atrair muitos ratos, devido aos grãos de soja que acabam caindo ao redor.  Partindo da questão 1, ao serem consumidos pelos ratos, o amido presente nos grãos de soja será digerido em seus órgãos, obtendo glicose, a qual será absorvida no intestino indo para o sangue sendo conduzido pelos vasos sanguíneos até os músculos do rato. Qual a importância da glicose e do fosfato relacionado aos movimentos dos músculos dos ratos para escalarem os Silos?

4)- Partindo da questão 3, qual o nome da substância que contribui dissolvendo e transportando a glicose no sangue do rato?

5)- Através dos órgãos respiratórios os ratos obtêm o oxigênio do ar e o conduz até seus pulmões, onde passará para o sangue o qual será conduzido pelos vasos sanguíneos.  Qual o nome do sal mineral presente no sangue e que participa na condução do oxigênio até os músculos dos ratos, onde participará na liberação de energia para seus movimentos a fim de escalarem os Silos? Elabore um conceito explicando a importância desse sal mineral.

6)-Qual o nome do carboidrato armazenado como reserva nos músculos à partir do excesso de glicose presente no sangue do rato? Elabore um conceito explicando a importância desse carboidrato.

7)- Qual o nome do sal mineral presente nos hormônios da glândula tireoide que atuam no controle da liberação de energia para os movimentos dos ratos? Elabore um conceito explicando a importância desse mineral.

8)- Qual o nome do sal mineral encontrado nos músculos dos ratos e que é fundamental para seus movimentos? Elabore um conceito explicando a importância desse mineral.

9)- Quais os sais minerais que  participam na geração de comandos no cérebro e que serão conduzidos pelos nervos aos músculos para a coordenação de seus movimentos? Elabore um conceito explicando a importância desses minerais.

10)- Com base na questão 9, qual o nome dos lipídios que atuam isolando os nervos para a melhor condução dos comandos do cérebro até os músculos dos ratos?

11)- Que tipo de substâncias atuam controlando a perda de calor pelo organismo dos ratos? Como isso ocorre?

Referências:
LEHNINGER, A. L.; NELSON, D.L.; LODI, W. R. N. Princípios de Bioquímica. 2 d. Editora Sarvier, 1991.
Amabis, José Mariano.Biologia.volume I,II,III. São Paulo. Moderna, 2010
Linhares, Sérgio. Gewandsznajder, Fernando. Biologia hoje. Volume I,II,III. São Paulo. Ática, 2012.

                                                      


Nenhum comentário: