quarta-feira, 1 de março de 2017

Materiais 3o Ano do Ensino Médio-Biologia.



Material de Apoio- A Evolução dos Seres Vivos : Processo de transformações dos seres vivos ao longo do tempo.
A Evolução pode ocorrer por meio da escolha do ser vivo cujas características o adaptam(relações) ao ambiente(ajuste ao meio), essa seleção pela natureza pode ser chamada de Seleção Natural.
 A Evolução de um organismo pode ser desencadeada através de mutações e permutações que são alterações e misturas nas  informações(genes) do código genético(DNA) dos seres vivos, causadas por diversos fatores como radiações, substâncias químicas, lesões e outros. Se ocorrer a formação de células reprodutoras masculinas e femininas com alterações(mutações) no DNA, pode acontecer que no processo de reprodução , as células reprodutoras masculinas ao serem transferidas de um indivíduo para outro, poderão se unir às células reprodutoras femininas, levando ao desenvolvimento de indivíduos com novas características, conforme o código transmitido à partir das alterações contidas no DNA. Esses processos ocorrem nos órgãos reprodutores ou no ambiente, conforme o tipo de organismo analisado.
O surgimento de novas características é fator fundamental no processo evolutivo.
Organismos mais simples como bactérias, vírus, certas algas e outros, ao se dividirem transmitem diretamente de um indivíduo para outro o seu DNA com alterações(mutações), o qual transmitirá seu código modificado para a formação de organismos com novas características.
Os vírus sofrem alterações constantes em seu material genético, pois ao lançarem o mesmo dentro de outra célula, ele pode se multiplicar e até mesmo se juntar ao DNA da célula infectada. Durante esse processo o material genético do vírus pode sofrer alterações e transmitir seu código para a formação de novos tipos de vírus, os quais podem vir a  causar novas doenças nos seres vivos.
Outro fator que pode contribuir na evolução ocorre quando um rio, montanha, ou outro fator isola os indivíduos de uma população, esse processo é chamado de Isolamento Geográfico .
Quando algum fator evita a reprodução(produção, troca e união de estruturas reprodutoras para o desenvolvimento dos seres vivos), levando ao surgimento de novas espécies(especiação), ocorre o Isolamento Reprodutivo. O surgimento de novas espécies é de grande importância para a evolução dos seres vivos.
 Outro fator relevante para a evolução dos seres vivos são as Migrações, onde os indivíduos se deslocam de um local para outro.
 A Evolução de uma espécie, pode ser comprovada através dos fósseis que são restos e marcas de seres vivos preservados nas rochas sedimentares.
A descoberta e análise dos fósseis, a comparação das estruturas , do desenvolvimento dos embriões e também das substâncias que compõem um ser vivo, são ferramentas importantes para o estudo de sua Evolução .

Atividade: A Evolução dos Seres Vivos:
Analise os fatos à seguir:

Evolução dos Besouros e Trilobitas:

No processo de Evolução dos Besouros, observamos através dos fósseis, que uma das primeiras formas que surgiram, foram , os Trilobitas, que são animais já extintos.

Os Trilobitas apresentavam patas articuladas e carapaça para proteção que são estruturas comums também encontradas  nos besouros.

A presença de substâncias tóxicas no solo a milhares de anos, atingiram os Trilobitas , causando alterações no DNA de seus espermatozoides, os quais por meio da reprodução, foram transferidas de um Trilobita para outro, onde puderam se unir aos óvulos, levando ao desenvolvimento de formas de Trilobitas  com novas características, como a presença de garras, determinada conforme o código transmitido à partir das alterações contidas no DNA.

Foram achados vários fósseis de Trilobitas nos continentes Americano e na Europa, provavelmente o afastamento dos continentes, os isolaram em locais diferentes .

Os Trilobitas com garras conseguem se defender contra outros insetos e pássaros, já os Trilobitas sem garras se tornaram vulneráveis aos ataques de insetos e pássaros, e com isso se tornaram extintos.

Quando surgiram as primeiras formas de besouros atuais, eles não conseguiram mais se reproduzir com os Trilobitas,  pois seus órgãos reprodutores  tornaram-se diferentes impedindo a transferência e a união de suas células reprodutoras, não gerando mais descendentes, surgindo aí espécies diferentes .

*Com base nestas informações, vídeos, imagens e nos conhecimentos sobre a Evolução dos Seres Vivos, , responda as questões à seguir:

1)- Copie o fato que explica o surgimento das garras nos trilobitas?
2)- Copie o fato que explica o motivo pelo qual trilobitas e besouros deixaram de pertencer à mesma espécie(mesmo grupo)? 
3)- Partindo da questão A, copie o fato que explica o predomínio (domínio dos) de trilobitas com garras?
4)- Copie o fato que explica a existência de maior quantidade de trilobitas na Europa e América?
5)- Copie o fato que mostra às semelhanças existentes entre trilobitas e besouros?
6)- Copie o fato que comprova a existência dos trilobitas?
7)- Qual a relação existente entre as alterações ocorridas no DNA provocadas pela presença de substâncias tóxicas no ambiente e a extinção dos Trilobitas sem garras?

Referências:

Pezzi,Antônio.Demétrio,Ossowski Gowdak. Mattos, Neide Simões de. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. FTD.2010
Purves, W.P; Sadava, D; Orians, G.O;Heller, H.C. Porto Alegre. Artmed. 2002.

Nenhum comentário: